Geração Z: 11 estratégias para fazer marketing da maneira certa

Quer aprender como criar estratégias e táticas de marketing eficazes para engajar a audiência da Geração Z? Aqui estão as informações essenciais sobre o porquê, o que e como fazer marketing para a Geração Z.

Por muito tempo, a pergunta mais frequente no marketing foi: “Como podemos alcançar os millennials com o nosso marketing?”

Agora, muitos profissionais de marketing estão se concentrando em uma nova geração de consumidores, que estão sempre em busca de conteúdo.

A pergunta agora é: como podemos direcionar nosso marketing para a Geração Z?

Os “Zoomers”, como também são chamados, são jovens adultos e adolescentes bastante únicos. Eles nunca conheceram uma vida sem internet e têm um grande poder de compra.

Interessante, não é?

Vamos dar uma olhada em como podemos usar pesquisas, estudos e dados disponíveis para melhorar nossas estratégias e campanhas de marketing, a fim de se conectar com a próxima grande geração: a Geração Z.

Será que é difícil conquistar a geração Z?

Geração Z 11 estratégias para fazer marketing da maneira certa
Geração Z- imagem Freepik

Muitas empresas querem atingir a maior audiência possível para obter o melhor retorno, né?

Embora os Millennials ainda sejam o maior grupo de consumidores atualmente, e os Baby Boomers tenham mais dinheiro para gastar, não podemos ignorar o poder de compra dos membros da Geração Z.

De acordo com uma recente reportagem da Bloomberg, esses jovens estudantes e profissionais têm um total de US$360 bilhões de renda disponível, e esse número só tende a aumentar.

No entanto, os profissionais de marketing estão enfrentando dificuldades para encontrar as melhores formas de atingir essa geração e levá-los a comprar, já que os métodos tradicionais de marketing não funcionam tão bem com eles.

A verdade é que a Geração Z tem comportamentos de consumo e atenção bem diferentes das gerações anteriores, e por isso, é preciso adaptar as estratégias de marketing para conquistá-los.

Quer saber como?

Continue lendo nossas dicas e descubra como melhorar suas campanhas de marketing e conquistar a Geração Z.

O que é a Geração Z?

A Geração Z é o coletivo de pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Isso significa que os mais velhos dessa geração estão na casa dos 20 anos e os mais jovens estão prestes a se tornarem pré-adolescentes este ano.

A próxima geração depois da Geração Z é chamada de Geração Alpha.

Os Zoomers são verdadeiramente nativos digitais. Eles estão online desde a infância, usando a internet, telefones móveis, redes sociais e até fazendo compras desde muito cedo.

Super confortáveis com pesquisa e coleta de dados, eles não têm problema em alternar entre universos online e offline.

Eles também são a geração mais educada até agora.

Como o marketing para a Geração Z se difere das outras gerações?

Bem, eles são bastante diferentes, na verdade.

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é mais importante para cada geração.

Isso geralmente é formado pelos grandes eventos que aconteceram em seus anos formativos.

Por exemplo, enquanto o status é o mais importante para os da Geração X (nascidos entre 1960-1979), os Millennials (nascidos entre 1980-1994) valorizam experiências autênticas.

Então, o que é mais importante para a Geração Z?

De acordo com pesquisas da McKinsey, o principal motivador para essa geração é a busca pela verdade.

Quando os profissionais de marketing entenderem que a Geração Z está muito confortável em buscar informações e cruzar fontes de dados em sua busca pela verdade, eles entenderão que tipo de conteúdo produzir para alcançá-los.

Algumas informações extras sobre a Geração Z

Zoomers são leais

Isso mesmo! Eles não são tão volúveis e facilmente influenciáveis como pensávamos.

Na verdade, um relatório do IBM Institute for Business Value e da National Retail Federation revelou algumas tendências interessantes em torno da afinidade da geração Z com as marcas.

59% dos entrevistados dizem confiar nas marcas com as quais cresceram. 46% citaram ter “uma forte conexão ou lealdade” com uma marca. 66% compram de uma marca favorita por um longo período.

Isso mostra que eles querem – e são capazes de – construir e manter relacionamentos com as marcas com as quais se conectam.

Por esse motivo, é tão importante para as marcas cultivar sua base de clientes Gen Z.

Zoomers influenciam toda a família

Isso é verdade simplesmente porque a maioria ainda não são adultos totalmente independentes e ainda moram com seus pais.

No entanto, eles geram uma renda e influenciam como a família gasta, especialmente em alimentos e bebidas (77%), móveis (76%), bens domésticos (73%), viagens (66%) e restaurantes (63%).

11 Estratégias para fazer marketing para a Geração Z

Não importa qual geração você está tentando alcançar, você precisa entender quem é o seu cliente ideal.

Não basta só chegar e dizer ” fazemos marketing para a Geração Z”!

Você precisa trabalhar para entender profundamente quem é o seu público-alvo: quais são seus desafios, o que eles gostam de fazer, o que eles gostam, quais os medos e, mais importante, o que eles esperam de você.

Então, este é o primeiro passo no marketing: conheça seu público.

No entanto, isso é verdade para todas as gerações e não apenas para estratégias de marketing da Geração Z.

A melhor maneira de alcançá-los é nas mídias sociais e alinhar-se com sua abordagem da vida. Aqui estão algumas maneiras:

1 Crie conteúdo específico para cada canal

Isso significa que não existe uma fórmula única para o marketing multicanal.

Muitas vezes, os profissionais de marketing replicam uma campanha e a espalham por vários canais.

Mas há uma maneira melhor.

Crie conteúdo pensando no público-alvo de cada canal. O mesmo vale para TikTok, LinkedIn, Snapchat, Instagram, Facebook, TV, etc.

Esses públicos são completamente diferentes.

Na verdade, a Geração Z prefere marcas que sabem usar cada plataforma de mídia social de maneira única, assim como eles fazem.

Por exemplo:

  • Instagram para postagens aspiracionais.
  • Snapchat para momentos cotidianos.
  • TikTok para desafios divertidos e em alta.
  • Twitter para notícias.
  • LinkedIn para conteúdo focado em carreira.

Você precisa se adequar à comunidade social online em que está postando se quiser que seu conteúdo pago ou orgânico seja um sucesso.

2 Seja breve

Adapte o conteúdo para atender a uma atenção breve.

A geração Z gosta de plataformas como Snapchat, TikTok e Instagram que favorecem vídeos curtos.

Além disso, lembre-se de criar conteúdo otimizado para dispositivos móveis.

3 Use vídeos

Esta geração móvel devora vídeos em seus smartphones.

Embora isso não seja um segredo, é tremendamente eficaz para alcançar essa geração que cresceu no YouTube e agora no TikTok.

4 Valorize a autenticidade

É de vital importância que o tom, a voz e a personalidade da sua marca exalem autenticidade e credibilidade.

Mostre as pessoas e os valores por trás da marca.

Invista na construção de relacionamentos duradouros.

Por quê? A geração Z prefere marcas autênticas. E também divertidas.

Use erros de gravação, vídeos nos bastidores, entrevistas com a equipe e qualquer coisa que possa ajudar a fomentar uma conexão humana.

Considere como a maioria dos vídeos do TikTok é filmada em dispositivos pessoais em vez de equipamentos caros ou vídeos cuidadosamente produzidos.

Mesmo que seu orçamento seja enorme, você precisa manter seu conteúdo conectado com as pessoas.

5 Seja Transparente e Responsável

Isso porque os Zoomers estão atrás da verdade, lembra?

Por isso, a credibilidade da sua marca é realmente importante para essa geração de consumidores.

A ótima notícia é que se você cometer um erro, eles terão braços abertos para você quando você assumir a responsabilidade, for transparente e responsável pela mudança.

6 Procure um Influenciador

Eu sei que você sabe disso.

Mas quero sugerir uma abordagem um pouco diferente.

Em vez de simplesmente pagar o influenciador como distribuidor dos seus produtos, posicione o influenciador como o centro de uma estratégia exclusiva.

O influenciador ainda tem grande influência nesta geração.

Um relatório recente mostra que 24% das mulheres e 16% dos homens são guiados por influenciadores quando se trata de decisões de compra.

Isso é feito comercialmente com grande sucesso nas lives commerces, especialmente na China.

Os influenciadores são imprescindíveis no seu orçamento de marketing. Eles trazem a comunidade que você quer alcançar.

Sem scripts, apenas autenticidade, transparência e diversão.

7. Convide a Geração Z para participar do seu marketing

Inovador, certo? Mas não mande sua equipe perguntar.

Desde que seja genuíno, real e divertido, você pode perguntar se eles gostariam de ser entrevistados na câmera.

Você pode perguntar se pode compartilhar seus tweets ou comentários sobre seu produto.

Peça a seus melhores clientes ou funcionários da Geração Z que entrem em contato com eles para isso.

Seja bom ou ruim, esse tipo de transparência cria vínculos reais e duradouros.

8 Faça com que todos criem

Aproveite plataformas como o TikTok que incentivam a criação de conteúdo, o engajamento e a interação.

Se você puder começar uma hashtag, uma tendência ou um desafio, como o desafio da Coca-Cola, você terá uma exposição incrível.

Ou junte-se a um hashtag existente e aproveite a onda.

9 Seja divertido

Mantenha a diversão.

Os Zoomers estão muito em contato com os desafios socioeconômicos e ambientais, porém eles são atraídos por conteúdos divertidos.

Invista na criação deste tipo de conteúdo.

10 Aproveite o Conteúdo Gerado pelo Usuário

Dada a busca por verdade, o conteúdo gerado pelo usuário muitas vezes produz os melhores resultados com o público-alvo da Geração Z.

Como isso pode parecer em sua campanha?

Use imagens de pessoas reais e clientes reais em vez de banco de imagens.

Por que isso é bom para os negócios? Bem, uma pesquisa recente mostra que quase 80% das pessoas citam o o conteúdo gerado pelo usuário como um motivo para comprar.

Ao escolher entre uma foto de viagem gerada pelo usuário versus uma de banco de imagens, 70% da Geração Z diz que é mais provável confiar em uma empresa que usa fotos de clientes reais em sua publicidade.

11 Não Abandone o Marketing Multicanal

Sim, sabemos que a Geração Z ama seus telefones.

No entanto, eles também amam lojas físicas.

De fato, três vezes mais dizem que compram em uma loja de varejo real em comparação com online.

Portanto, você precisa alcançar a Geração Z em todos os seus pontos de encontro: mídias sociais, YouTube, e-mail, streaming, etc.

Precisa de mais prova?

De acordo com um relatório da Pitney Bowes e do CMO Council, 88% da Geração Z realmente preferem uma mistura de marketing digital e físico.

Considerações Finais

A principal lição que se pode tirar de todos esses dados é que a Geração Z não é uma entidade secreta.

Existe uma vasta quantidade de dados que revelam suas preferências quando se trata de marketing e gastos.

A melhor maneira de alcançá-los é usando as plataformas e ferramentas de maneira inteligente, com pensamento e com intenção clara.

Independentemente de como você faça isso, é preciso considerar sua estratégia de marketing para esse grupo de consumidores..

Membros da Geração Z são leais e querem construir relacionamentos com marcas autênticas que representam algo.

Aqui está o sucesso na hora de fazer marketing para a Geração Z, quando você faz uso dos insights prontamente disponíveis para orientar suas estratégias.

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